Translate

terça-feira, 27 de julho de 2010

A importância dos Projetos na escola

  
Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
   Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.
    A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.
     Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
    É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural.
    Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.



Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Site pesquisado:   http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/projetos-escolares-motivacao-para-aprender.htm

Como curtir bem as férias de julho

Férias de julho - você já fez a sua programação?


O mês de Julho é um mês especial, pois marca o início do segundo semestre, as férias escolares e o friozinho do inverno.
Para os estudantes é um excelente período para recarregar as baterias garantindo maior disposição e garra para encarar o restante do ano letivo. A expectativa do início das férias é grande para os estudantes, porém muitas vezes é um problema para os pais que nem sempre conseguem conciliar alguns dias de folga, de seus respectivos trabalhos, para curtirem com os filhos.
Planejar as férias é a melhor opção, tanto para os pais quanto para os filhos. Avaliar a possibilidade de colônias de férias, atividades esportivas e recreativas ou até mesmo uma viagem com grupos de excursão, mostram ser ótimas opções. Estes programas atraem adultos e crianças e existem muitas empresas especializadas que, com a autorização dos responsáveis, acompanham este público em passeios, acampamentos e viagens.
Existem programações que são interessantíssimas, porém que envolvem um investimento financeiro alto, fora do padrão financeiro de grande parte da população brasileira. Sob este aspecto vale ser prático e consciente. Para grande parte das famílias, onde os pais não podem se ausentar do trabalho, a melhor maneira para driblar esta situação e não frustrar as crianças é contar com a ajuda de parentes e amigos que possam entreter e supervisionar as crianças neste período eufórico de férias.
Uma boa opção é incentivar um planejamento criativo para estes dias. Além de brincar, assistir televisão, e dormir até mais tarde, é possível planejar a organização dos brinquedos, roupas e matérias escolares. Participar das compras no mercado e do preparo das refeições pode ser uma experiência incrível se for feita de maneira descontraída e harmoniosa para a idade de cada criança.
Andar de bicicleta, organizar um piquenique no quintal de casa, brincar com os jogos que ficam esquecidos durante o período das aulas, organizar uma caça ao tesouro e curtir a noite e os finais de semana com os pais e com os amigos, pode ser suficiente para fazer das férias de Julho, férias inesquecíveis.
Procure ser criativo, e se você ainda não iniciou a sua programação para as férias, não perca tempo, vale à pena começar agora. Boas Férias!
Pena que já está terminando!!!
Retirado deste site :  http://queroviverbem.com.br/materias.php?c=lazer&e=866